O ataque DoS (Denial Of Service), também conhecido como ataque de negação de serviço, é uma tentativa de fazer com que aconteça uma sobrecarga em um servidor para que recursos do sistema fiquem indisponíveis para seus utilizadores. Esse tipo de ataque utiliza apenas uma máquina com alta disponibilidade de rede e recursos para tentar sobrecarregar seu servidor.
Já o DDoS (Distributed Denial of Service) consiste em um ataque de negação de serviço distribuído, ou seja, um conjunto de computadores é utilizado a tentativa de fazer com que aconteça uma sobrecarga em um servidor, como vários ataques DoS ao mesmo tempo redirecionados a um único alvo. O ataque DDoS é mais difícil para ser identificado pois requer menos recursos de cada máquina para que a sobrecarga aconteça, confundindo muitas vezes os serviços de proteção.
Normalmente estes ataques procuram ocupar toda a banda disponível para o acesso a um computador ou rede, causando grande lentidão ou até mesmo indisponibilizando qualquer comunicação com este computador ou rede.